Infraworksys Soluções em Tecnologia
Bom dia - Sexta-feira, 19/07/2019 Você está em: HOME > Notícias

  » Indique a Infraworksys
  » Previsão do tempo
  » Cotações BACEN
  » Links úteis
  » Downloads
  » Notícias
  » Dicas
  » Mapa



Newsletters Infraworksys
Cadastre-se e receba nossos informativos.

Nome:

E-Mail:

Aceito receber.



Notícias

Inscreva-se em nosso Feed RSS e receba nossas dicas mais rapidamente.
   Adicionar ao Pageflakes - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao Google Reader / iGoogle - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao My Yahoo - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao Netvibes - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao MyMSN - RSS Dicas - Infraworksys

Categoria:

Criado em: 09/02/2009 23:55:00
Categorias: Assuntos jurídicos, Certificação digital, Criptografia, Informatização, Internet, Processo eletrônico, Segurança


Justiça do Trabalho inicia implantação do processo virtual em nível nacional

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho recebe hoje (10/02/2009) a primeira etapa do primeiro módulo do Sistema Unificado de Administração Processual (SUAP), desenvolvido mediante convênio com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O sistema é considerado, tecnicamente, como a Îspinha dorsalD de todos os demais sistemas voltados para a integração digital e a informatização do processo judicial em toda a Justiça do Trabalho, que compreende o TST, o CSJT, 24 Tribunais Regionais e 1.378 Varas do Trabalho, e permitirá a padronização, a unificação e a integração de todo o controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a Vara do Trabalho, onde é ajuizada a reclamação, até o TST, última instância recursal para a quase totalidade dos processos.

O lançamento oficial do sistema será feito pelo presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, às 15h, no Plenário do TST, e contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. O evento será transmitido por meio de videoconferência, da qual participarão os Tribunais Regionais do Trabalho.

A implantação desse primeiro módulo - que tem ainda mais três etapas e compreende o pré-cadastro da petição, a própria petição (inicial ou de andamento), a distribuição e o agendamento da primeira audiência de conciliação e instrução, no primeiro grau - será no dia 1º de maio, nas Varas do Trabalho de Paulínia, na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). Mesmo sendo um feriado - o Dia do Trabalhador - os advogados poderão, pela Internet, da própria casa ou escritório, dar início a uma reclamação trabalhista sem a apresentação de documentos em papel. Isso será feito por meio do preenchimento de um formulário contendo informações com as quais sistema gerará a petição. Poderão, também, encaminhar a petição previamente elaborada. Ao enviar os dados, o sistema fará automaticamente a distribuição do processo e informará a data da primeira audiência de conciliação e instrução - quando as partes comparecem à Vara do Trabalho e, com a intermediação do juiz, tentam chegar a um acordo. Numa próxima etapa, outra ferramenta permitirá ao advogado substabelecer (autorizar outro advogado a atuar naquele processo) sem a necessidade de petição - basta informar no sistema o advogado e o processo.

Quatro Tribunais Regionais do Trabalho - da 2ª (SP), 7ª (CE), 10ª (DF-TO) e 15ª (Campinas-SP) participam do projeto-piloto do SUAP - que, posteriormente, será estendido a todos os demais. O cronograma de implantação seguirá, depois do dia 1º de maio em Paulínia, com as Varas do Trabalho de São Caetano do Sul (SP), Palmas (TO) e Caucaia (CE).

Malote eletrônico

Na mesma solenidade que marcará o lançamento do SUAP Nacional, os ministros Gilmar Mendes e Rider de Brito assinarão convênio entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o CSJT para a utilização do Sistema Hermes de envio de correspondência por meio de malote eletrônico. Além de agilizar a comunicação dos atos processuais e administrativos e contribuir para acabar com o trânsito dos processos em papel, o sistema dará mais segurança à tramitação dos processos, pois evita extravios. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - que desenvolveu o sistema e fez sua cessão ao CNJ e ao CSJT -, o Hermes resultou numa economia anual de R$ 2 milhões.

O sistema de malote digital é fruto da parceria institucional entre o CNJ e o CSJT para transferência de tecnologia, e resultará em sensível economia de tempo na remessa de documentos entre os diversos órgãos da Justiça do Trabalho. Até o dia 30 de abril, o sistema será utilizado, em caráter experimental, entre o TST, o CSJT e as administrações dos TRTs. A partir de 1º de maio, passará a ser o meio oficial de comunicação da Justiça do Trabalho.

(Carmem Feijó)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4404

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

Envie por E-Mail


Os meios eletrônicos desafiam operadores do Direito
Governo lança cartilha com dicas de segurança em redes sociais
Lenovo planeja comprar rivais no Brasil
Você tem perfil para abrir uma empresa on-line?
Microsoft e ITI fecham acordo de cooperação
Funcionários não conseguem se desconectar.
Suporte estendido para Windows 2000 Server termina em 13 de julho de 2010
Funcionário da MS cogita Windows de 128 bits
Google invade privacidade e afronta Constituição
Advogados se rendem às facilidades dos smartphones
Antivírus fraudulento brasileiro "sequestra" sistema
Gripe suína é explorada por spammers
A era da tecnologia é também a era da insegurança
NIC.br cria mais três tipos de domínios
Justiça do Trabalho inicia implantação do processo virtual em nível nacional

Página de 7   
Total de dicas: 98


® 2007 Infraworksys Soluções em Tecnologia - Todos os direitos reservados!
Política de privacidade - Termos e condições