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Criado em: 11/12/2009 00:25:49
Categorias: Empresas, Hardware, Lenovo
Lenovo planeja comprar rivais no Brasil
SÃO PAULO - A chinesa Lenovo está "aberta" para comprar concorrentes no Brasil, se o preço for correto.
O objetivo da empresa é triplicar sua fatia de mercado até 2014, afirmaram hoje os dois principais executivos da companhia.
A empresa teve negociações no ano passado com a Positivo Informática, maior fabricante brasileira de PCs, mas encerrou o processo antes do início de 2009 afirmando que uma aquisição naquele momento não era possível e depois que a fabricante brasileira rejeitou oferta feita pela chinesa.
O CEO, Yuanqing Ying, disse que a melhor forma da Lenovo crescer na América Latina é se expandir no Brasil, que concentra 42% do mercado de computadores da região. Ele espera que o Brasil se torne o terceiro maior mercado de computadores nos próximos cinco anos, atrás da China e dos Estados Unidos.
"Estamos sempre prontos para encontrar a empresa certa", disse ele, "Mas o preço (de uma eventual aquisição) deve ser apropriado para nossos acionistas."
O vice-presidente de operações, Rory Read, afirmou durante o evento que a empresa sempre está "em conversas com outras empresas" sobre uma possível associação, mas que uma aquisição só ocorrerá se o preço cumprir metas da Lenovo. Read não mencionou nomes dos possíveis alvos.
As ações da Positivo subiam pelo quarto dia seguido na Bovespa, exibindo valorização de 4,34%, a 21,88 reais, às 14h56. A oferta da Lenovo pela Positivo no ano passado foi de 18 reais por ação.
Os rivais globais da Lenovo enfrentam queda na demanda conforme a economia mundial enfrenta a recessão e as empresas reduzem os gastos em tecnologia.
Comprar fábricas ou aumentar a capacidade de produção não é tão importante quanto ganhar escala, segundo o CEO da Lenovo, acrescentando que a empresa está mais focada em construir uma forte relação com os fornecedores, distribuidores e fabricantes de componentes no Brasil.
A empresa preferiu não comentar sobre os planos de investimento para os próximos anos. Sob o modelo de crescimento orgânico, tanto Lenovo como seus parceiros precisam investir conjuntamente para expandir o alcance da marca no Brasil.
Fonte: INFO Online
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