Infraworksys Soluções em Tecnologia
Boa tarde - Terça-feira, 21/05/2019 Você está em: HOME > Notícias

  » Indique a Infraworksys
  » Previsão do tempo
  » Cotações BACEN
  » Links úteis
  » Downloads
  » Notícias
  » Dicas
  » Mapa



Newsletters Infraworksys
Cadastre-se e receba nossos informativos.

Nome:

E-Mail:

Aceito receber.



Notícias

Inscreva-se em nosso Feed RSS e receba nossas dicas mais rapidamente.
   Adicionar ao Pageflakes - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao Google Reader / iGoogle - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao My Yahoo - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao Netvibes - RSS Dicas - Infraworksys   Adicionar ao MyMSN - RSS Dicas - Infraworksys

Categoria:

Criado em: 27/11/2009 00:44:04
Categorias: Assuntos jurídicos, Certificação digital, Criptografia, Internet, Microsoft, Segurança


Microsoft e ITI fecham acordo de cooperação

A Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI firmaram nesta semana um acordo de cooperação técnica que beneficiará todos os usuários da plataforma Windows e Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros da internet.

A partir de agora, a Microsoft passa a distribuir, em todos os seus softwares, a cadeia de certificação da ICP-Brasil (certificado digital que garante a autenticidade de websites), permitindo que essa identificação seja feita de forma automática. O resultado facilitará a navegação e o uso de serviços prestados via internet em sites seguros.

"A empresa Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes", explicou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.

O acordo, que terá vigência inicial de três anos, foi oficializado em Brasília pelo Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Renato Martini, e pelo Presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, com cerimônia de assinatura na presença do Comitê Gestor da ICP-Brasil, composto por membros do governo, da sociedade civil e da academia.

"A Microsoft se dedica em tempo integral para oferecer uma experiência, cada vez melhor, para o usuário dos nossos softwares tanto nos computadores quanto na internet", afirma Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. "Com o acordo que assinamos, trazemos para o usuário a garantia de um reconhecimento facilitado dos serviços e espaços seguros na Internet. Estamos satisfeitos por sermos pioneiros nessa oferta".

O acordo impacta diretamente a experiência dos usuários dos softwares Microsoft, em particular o Internet Explorer 8, no acesso a sites de comércio eletrônico e no uso de serviços bancários na internet. Hoje diversos sites na web utilizam os certificados da ICP Brasil, sejam bancos, lojas virtuais, ou outras empresas de comércio eletrônico.

Com a chegada do fim de ano, período em que as compras em geral e na web ficam aquecidas, os consumidores terão uma navegação ágil e segura para compras online. Além disso, todo sistema de pagamento brasileiro está fundamentado nos certificados da ICP Brasil para garantia da autenticidade de transações como TEDs e outras. Assim, o reconhecimento automático acelera e assegura o uso de recursos de Internet Banking.

No ambiente corporativo, estabelecimentos comerciais também se beneficiam do reconhecimento automático viabilizado pelo acordo, já que documentos como Nota Fiscal Eletrônica também utilizam os certificados da ICP-Brasil.

Entenda a experiência do usuário hoje

Na hora de acessar um site, aparece a imagem abaixo e o usuário fica inseguro ao acessar e, se escolher continuar, precisa clicar na opção "Continuar nesse site (não recomendado)" e correr o risco.

Entenda o processo

Quando o cadeado mostrado no canto direito inferior da figura abaixo esta fechado significa que a página é segura, ou seja, a página acessada é quem diz ser, não tendo sido alvo de uma fraude. Se o internauta estiver usando o Internet Explorer (software da Microsoft), e o certificado usado na página for da ICP-Brasil, será mostrada uma mensagem de que o site é "confiável" ou "seguro".

Mudanças para o usuário

A partir do momento que o usuário acessar um site ou algum recurso que faça uso da nova Raiz ICP-Brasil, o Windows irá instalá-la na máquina de forma automática e transparente, como acontece hoje com qualquer outro certificado Raiz suportado pela Microsoft.

Fonte: BABOO Notícias

Envie por E-Mail


Os meios eletrônicos desafiam operadores do Direito
Governo lança cartilha com dicas de segurança em redes sociais
Lenovo planeja comprar rivais no Brasil
Você tem perfil para abrir uma empresa on-line?
Microsoft e ITI fecham acordo de cooperação
Funcionários não conseguem se desconectar.
Suporte estendido para Windows 2000 Server termina em 13 de julho de 2010
Funcionário da MS cogita Windows de 128 bits
Google invade privacidade e afronta Constituição
Advogados se rendem às facilidades dos smartphones
Antivírus fraudulento brasileiro "sequestra" sistema
Gripe suína é explorada por spammers
A era da tecnologia é também a era da insegurança
NIC.br cria mais três tipos de domínios
Justiça do Trabalho inicia implantação do processo virtual em nível nacional

Página de 7   
Total de dicas: 98


® 2007 Infraworksys Soluções em Tecnologia - Todos os direitos reservados!
Política de privacidade - Termos e condições