Os 193 países membros das Nações Unidas, o que inclui o Brasil, adotaram oficialmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York, em setembro de 2015. Essa agenda contém 17 Objetivos e 169 metas.
O desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Desenvolvimento sustentável demanda um esforço conjunto para a construção de um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e todo o planeta. Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades. Erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Para esse fim, deve haver a promoção de um crescimento econômico sustentável, inclusivo e equitativo, criando melhores oportunidades para todos, reduzindo as desigualdades, elevando padrões básicos de vida, estimulando a inclusão e o desenvolvimento social justo, e promovendo o gerenciamento integrado e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas.
Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável são:
Trabalhar para alcançar os Objetivos Globais tornará o mundo melhor para as gerações futuras – o mundo que elas viverão. Devemos aproveitar essa oportunidade para mudar nosso mundo para melhor. As nações entenderam o que podem e devem fazer para erradicar a extrema pobreza, a fome e o sofrimento desnecessário, e construir uma comunidade mundial que provê a todos os seus cidadãos o direito igual para viverem suas vidas em plenitude – tudo isso sem prejudicar o planeta.
E, o que a Infraworksys tem a ver com isso?
Entendemos que responsabilidade social, na sua forma mais abrangente possível, não é apenas dos governos. Deve também partir da sociedade.
Não adianta, por exemplo, que critiquemos a corrupção dos políticos e, por nosso lado, continuemos a subornar fiscais ou em uma escala muito menor, furarmos a fila ou trafegarmos pelo acostamento em uma rodovia engarrafada.
Por isso, trabalhamos para, a cada dia, aprimorar nossos processos para crescer respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Internamente e para com nossos clientes, entendemos que a tecnologia tem a função de otimizar as relações e o uso do tempo, devendo ser utilizada de forma racional.
Além do nosso código de ética e conduta, que deve ser seguido à risca por toda a comunidade da empresa (acionistas, colaboradores e prestadores de serviços), adotamos políticas tais como:
- Paper less: desde a fundação buscamos o menor consumo possível de papel em nossas instalações;
- Descarte adequados de produtos eletrônicos produzidos por nós ou por nossos clientes, nos encarregamos em coletar e dar a devida destinação;
- Coleta seletiva de lixo;
- Apoio a instituições com objetivos sociais como, por exemplo, o Instituto GABRIEL;
- Pagamento de valores dignos aos colaboradores;
- Política anticorrupção;
- Trabalhar com produtos e serviços oficiais e legalizados.
Tais ações podem parecer pequenas e insignificantes, mas acreditamos fielmente que, se cada empresa e cidadão se empenhar com pequenas atitudes, as condições de vida certamente se tornarão melhores para todos.
(Adaptado de Plataforma Agenda 2030)